COMPROMISSO AMBIENTAL

Desenvolvemos nossos negócios de forma verticalizada e integrado ao uso múltiplo da floresta, priorizando sempre o uso racional e sustentável dos recursos naturais.

Um dos principais compromissos do Grupo RB é o cuidado com o meio ambiente, pois entendemos que a excelência nos negócios depende da utilização responsável dos recursos naturais, bem como a fabricação de produtos que não agridam o meio ambiente.

Buscamos continuamente o aprimoramento de nossos produtos e processos, visando sempre a eliminação ou mitigação dos impactos ambientais. Desenvolvemos ainda ações junto aos nossos colaboradores e a comunidade, buscando a conscientização de todos para um desenvolvimento sustentável.

GESTÃO AMBIENTAL

  • Monitoramento e Avaliação técnica de todos os processos de nossas unidades de negócio, com controle de emissões atmosféricas, ruídos, tratamento e lançamento de efluentes e atendimento aos requisitos legais;
  • Gerenciamento de resíduos, através das melhores práticas de gestão em equilíbrio com a Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Programa de Educação Ambiental, para funcionários e a comunidade local;
  • Fonte de energia, através do consumo prioritário de combustíveis renováveis com controle efetivo sobre as emissões atmosféricas.

RPPN FERLAG RESINAS BRASIL

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são Áreas Protegidas pela Lei Federal 9.985/2000, assim definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). São de domínio privado, possuem caráter perpétuo e tem como objetivo principal a conservação da diversidade biológica.

A RPPN é criada com o objetivo de proteger a fauna, a flora e os aspectos naturais nela existentes, promovendo a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros e todos os serviços ecossistêmicos associados.

Consolidando nosso compromisso com a sustentabilidade, em 03 de junho de 2022, através da Portaria Nº 464 emitida pelo Instituto Chico Mendes ligado ao Ministério do Meio Ambiente, formalizamos a criação da nossa primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural, denominada RPPN FERLAG Resinas Brasil, localizada no município de Nova Campina (SP), com uma área total de 90 (noventa hectares).

Além da fauna e a flora únicas na região, nossa RPPN compõe parte do famoso Cânions de Nova Campina, um dos sítios geomorfológicos mais raros do país, classificado como oitavo maior cânions do mundo em extensão.

As formações rochosas são as mesmas que se chegam até Vila Velha, próximo a Ponta Grossa (PR). São 260km com amplitudes que chegam a 200m, além de cerca de 5km de largura. Lá se encontram rios, cachoeiras, corredeiras, morros, pináculos, relevos ruiniformes, grutas e pequenas cavernas em arenitos que apresentam vestígios arqueológicos, um importante patrimônio histórico natural da região.

VOCÊ SABE O QUE É FLORESTA PLANTADA?

São áreas reflorestadas por meio do plantio de mudas, cultivadas de acordo com um plano de manejo sustentável. A prática recupera espaços anteriormente degradados, reduz impactos ambientais e promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno das plantações e fábricas.

CONSERVAÇÃO

As árvores plantadas são uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente e à vida humana. O Brasil possui 9 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, produção energética e biomassa. As árvores plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no País − os demais 9% vêm de florestas naturais legalmente manejadas.

Além disso, para evitar a pressão e a degradação de ecossistemas naturais, as florestas energéticas contribuem para o fornecimento de biomassa florestal, lenha e carvão de origem vegetal.

Além das funções produtivas, os plantios de árvores desempenham importante papel na prestação de serviços ambientais: evitam o desmatamento de hábitats naturais, protegendo assim a biodiversidade; preservam o solo e as nascentes de rios; recuperam áreas degradadas; são fontes de energia renovável e contribuem para a redução das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa por serem estoques naturais de carbono.

Fonte: iba.org