Pesquisar
Close this search box.

A Resinagem no Brasil

A goma resina extraída das florestas de pinus é a principal matéria-prima do grupo RB, produto natural que abastece nossas unidades industriais, onde são produzidos o breu e a terebintina, os principais derivados da goma resina.

No seu dia a dia, já deve ter utilizado muitos produtos oriundos da goma resina, empregados nas indústrias química, alimentícia, cosmética e farmacêutica, podemos citar como exemplo, tintas, vernizes, adesivos, goma de mascar, ceras depilatórias, essências para perfume, pomadas para dores musculares, cânforas e muitos outros produtos.

Mas para que você tenha acesso a esses produtos feitos a partir da goma resina, foram necessários anos de pesquisa e muito
trabalho de campo.

Atualmente a forma tradicional de extração da goma resina nas florestas é realizada manualmente, um trabalho praticamente artesanal, feito em cada árvore de pinus.

O Grupo RB conquistou a liderança do mercado em resinas naturais, com muito investimento nas equipes de resinagem,
atualmente somos os maiores empregadores do setor.

Todo processo de resinagem é realizada por uma equipe de campo especializada, capacitada constantemente para condução adequada dos procedimentos de estriar, coletar e armazenar a goma resina.

A qualidade da goma resina do Grupo RB, conquistou o reconhecimento do mercado devido ao desenvolvimento das melhores técnicas de extração e transporte em suas operações de resinagem.

Visando a otimização deste processo, além da tradicional remoção em tambores, nossa resinagem é pioneira na coleta
mecanizada, conhecido como transbordo, feito por caçambas hidráulicas para o transporte das resinas coletadas até as fábricas.

A seguir conheça como são as operações de resinagem:

O que é Resinagem

A resinagem consiste na extração de goma resina de árvores do gênero Pinus, por meio de pequenas incisões periódicas na parte externa do seu tronco. Geralmente, a atividade é iniciada em povoamentos com DAP médio superior a 18 cm. As espécies com maior potencial de produtividade no Brasil são Pinus elliottii, Pinus caribaea-hondurensis, Pinus caribaea-caribaea, Pinus caribaea-bahamensis, Pinus oocarpa e híbridos de Pinus elliottii.

Cada face produz, aproximadamente, 4,5 Kg de resina por ano.

Porém, algumas plantas selecionadas no programa de melhoramento chegam a produzir mais de 10 kg de resina por ano, demonstrando, assim, um grande potencial de seleção e melhoramento genético para esta característica.

A produtividade é influenciada por fatores genéticos e edafoclimáticos de cada região.

Nosso Diferencial:

  • Tradição no mercado, nosso método de resinagem já está consolidado operacionalmente e reconhecido por diversas empresas do setor florestal;
  • Incremento da economia local, a resinagem antecipa as receitas da floresta, gerando resultados iguais ou até mesmo superiores que os obtidos somente com a venda da madeira;
  • Floresta Plantada Sustentável, não gera qualquer tipo de resíduo ou passivo ambiental ao local de produção da goma resina;
  • Evita o êxodo rural, contribui para fixação do homem no campo;
  • Cada face produz aproximadamente 4,5kg de goma resina por ano;
  • Impulsiona a economia local, a resinagem antecipa as receitas da floresta, gerando resultados iguais ou até mesmo superiores que os obtidos somente com a venda da madeira.

Ciclo Florestal

De forma resumida, o ciclo da floresta consiste nos seguintes passos:

Implementação da floresta

Preparo da área e plantio de mudas de pinus. Após o plantio é fundamental realizar os tratos culturais de roçada e combate à formiga.

Preparação para Resinagem

Visando o melhor desempenho da atividade de resinagem, durante os 7 anos iniciais devem ser realizadas as manutenções da floresta. Nesta etapa o ideal é que os galhos estejam acima da altura do painel, dependendo do espaçamento de plantio é recomendado o desbaste, além disso é fundamental a realização da desrama.

Início da Resinagem

Próximo ao décimo ano a floresta já está em condições ideais para iniciar a primeira safra de resinagem, de forma geral a extração de goma resina pode ser conduzida durante 10 anos (safras) consecutivos.

Colheita da Madeira

Ao final da resinagem a floresta estará com idade próxima aos 20 anos, pronta para o corte e o plantio das mudas de pinus, iniciando um novo ciclo da floresta.
Estimativas por hectare no ciclo: 500 – 700 m3 de madeira e de 30 – 50 ton de goma resina

Já Conhece o processo de Resinagem?

Conheça nosso processo de resinagem de forma simples e objetiva.

Instalação do Saquinho

O método utiliza uma ferramenta chamada de riscador, que efetua a abertura de um risco no sentido horizontal da árvore, que resultará na base para posicionar o saquinho. Nesse momento, são realizadas a abertura de uma estria, a aplicação de pasta estimulante base vegetal e a colocação do saquinho.

Estria

A safra de resinagem é iniciada em outubro e se estende até setembro do próximo ano. Durante as estações da primavera, verão e outono são realizadas a estria e coleta da goma resina; e no inverno a finalização e preparo da próxima safra. Conforme o progresso da safra, as estrias avançam no painel uma após a outra, necessitando a mudança do formato e ferramentas utilizadas. Usualmente é mantida a largura entre 2 e 2,5cm e 20cm de comprimento:

NORMAL

Seguindo desde a primeira estria até a altura de 1,40m

FACÃO OU DIAGONAL

Seguindo de 1,40m até 1,60m

EM “V”

Seguindo de 1,60m até 2,20m

Coleta

Trata-se da atividade de colher a resina armazenada no saquinho. Essa coleta pode ser semi-mecanizada ou manual. A mesma é realizada de 2 a 4 vezes por ano em cada árvore, mantendo um fluxo contínuo de coleta.

• Coleta semi-mecanizada: utilizadas em grandes áreas com equipes específicas para tal atividade, onde a topografia do terreno possibilita a mecanização;

• Coleta manual: é utilizada em áreas menores ou com topografia irregular.

Subida de saquinho

Atividade realizada sempre que a estria fica distante do painel. Geralmente, ocorre durante a safra, sendo que o mesmo é erguido até altura máxima de 1,2 metros.

Transporte Floresta - Fábrica

Além do tradicional transporte de tambores, nosso grupo é pioneiro no transbordo e transporte de goma resina em containers no sistema “Roll-On-Roll-Off” até as unidades fabris. 

Em nossas operações logísticas, contamos com diversas modalidades de transporte rodoviário, todas em conformidade com a Lei nº9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro.