NOSSAS FLORESTAS
Nossa divisão de Florestas e Resinagem faz a gestão de plantio, extração de goma resina e madeira em torno de 55.000 hectares distribuídos entre áreas próprias, parcerias, arrendamentos e fomento florestal.

SILVICULTURA & MANEJO
O primeiro passo para o estabelecimento da floresta é a escolha do material genético que será implantado. Nosso Programa de Melhoramento Genético foi iniciado na década de 1980, responsável por produzir materiais genéticos superiores de várias espécies adaptados às diversas condições climáticas do país. Nosso Programa de Pesquisa Florestal promove melhorias continuas em processos e produtos, tanto na produção de mudas como no manejo florestal. O resultado são florestas altamente produtivas e sadias.
Na fase de implantação e manutenção florestal, seguimos práticas de silvicultura e manejo consagradas pela literatura, ajustadas pelo nosso Programa de Pesquisa Florestal, e aprovadas pelo crivo FSC:

SILVICULTURA

LIMPEZA DA ÁREA:
Combate à formiga:
É feito geralmente usando isca-formicidas, de forma localizada.


SUBSOLAGEM/COVEAMENTO:
Onde não é possível de se subsolar, fazemos o coveamento manual. Neste caso, fazemos a operação de balizamento antes, para garantir que o espaçamento correto seja seguido. Covas são abertas para acomodar as mudas no plantio.
PLANTIO:
Ao plantar, deve se atentar para que o torrão da muda não se dobre dentro da cova (cachimbamento). O coleto da muda deve ficar no nível da cova, nem afogado, nem exposto.


REPLANTIO:
Deve ser feito por volta de três meses após o plantio.
MANEJO FLORESTAL
Limpeza da área:
Combate às formigas:
O combate é feito geralmente usando isca-formicidas, de forma localizada, ao se identificar dano na floresta.
Desbaste:
Desrama:
A desrama é feita para deixar o painel que será resinado livre de galhos. Deve se desramar o tronco
até aproximadamente 3,5 m de altura, que é até onde geralmente se opera a resinagem.
PESQUISA FLORESTAL
Uma ação importante para o sucesso de um projeto florestal está na escolha da muda que será plantada. O Grupo RB desde a década de 80 desenvolve atividades de Pesquisa e Melhoramento Genético visando o aumento da produtividade e qualidade da goma resina de Pinus spp. O programa de melhoramento florestal possui estratégias bem definidas, planejadas em curto e longo prazo, para a obtenção dos materiais genéticos desejados.
Graças a alta diversidade genética do gênero Pinus, o programa de melhoramento tem conseguido manipular as características de interesse, por meio de seleção massal, cruzamentos controlados e hibridações, testes de progênies e procedências, sempre buscando a obtenção de materiais genéticos adaptados para atender as mais diversas finalidades e ambientes. Esta ação vem propiciando ganhos na qualidade da matéria prima, aumentando a resistência a pragas e doenças, além do aumento de produção associado a um menor custo possível. Atualmente, o Departamento de Pesquisa Florestal desenvolve trabalhos nas áreas de biotecnologia, melhoramento genético, clonagem, viveiro, resinagem, manejo e nutrição florestal.
VIVEIRO JAÓ
O Grupo RB busca a produção de mudas com alta qualidade para formação dos plantios florestais. Além de poder oferecer aos seus clientes mudas melhoradas para a produção de resina e madeira, oferece também o resultado de suas Pesquisas e Desenvolvimento Florestal. O viveiro do Grupo RB conta com uma equipe especializada em melhoramento genético, responsável por selecionar e indicar novos materiais para o plantio. Esta ação promove o aumento da produtividade de goma resina e madeira das plantações florestais. Uma floresta plantada com o material genético certo para a produção de resina pode apresentar produtividade superior a 4 kg/árvore/ano. A resina proporciona receitas periódicas, além da receita com a madeira ao final do ciclo. A capacidade de produção anual do Viveiro Jaó é de 15 milhões de mudas de Pinus spp.
VIVEIRO JAÓ







O melhoramento genético é responsável pelo desenvolvimento de árvores superiores e a formação de plantios mais produtivos e rentáveis, proporcionando vantagens operacionais e consideráveis ganhos econômicos.
O plantio se inicia com o preparo da área, controle de matocompetição, controle de formigas e subsolagem/coveamento. As Florestas do Grupo RB são rigorosamente manejadas afim de atingir o máximo de produção de goma resina e madeira.
O processo de resinagem, se inicia com a estria no tronco da árvore e posteriormente é realizada a coleta da goma resina, para abastecimento das fábricas do Grupo RB.
Ao término do ciclo de resinagem, é realizado o corte raso das árvores para o replantio da nova floresta. A produção de madeira é destinada a comercialização e ao abastecimento da Itabox.
O Grupo RB líder global em resinas naturais, possui fábricas de alta performance e estrategicamente localizadas no Brasil e Europa, com capacidade para atender com máxima eficiência e qualidade seus clientes nos cinco continentes.
Comprometidos com nossos clientes, incorporamos o que existe de mais inovador e seguro para a indústria de goma de mascar, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e performance.